terça-feira, 15 de dezembro de 2009

COMPORTAMENTO

VIVER EM MARAGOJIPE


Oh! Minha bela cidade.
Maragojipe,
de belíssimas curvas, desenhos e desejos,
das mulheres inflamadas,
do ardor, ardente e fugaz desejo de amar.

Oh! Minha bela cidade.
de histórias, contos e encantos
travados na garganta mais profunda que existe,
pois de lá não quer sair,
vivendo num incrível vazio,
num lugar onde tudo se pode contar, falar e agir.
[...]

Oh! Minha bela cidade.
Maragojipe,
Gyp és tu, Marag sempre será,
indígena da cabeça aos pés,
da farinha ao pescar,

Oh! Minha bela cidade.
és tu a mais bela de todas,
e eu não te largo mais,
nunca mais,
pois, para mim, tu és um espetáculo,
de vida e atrativo.

Oh! Minha bela cidade.
culturas se mesclaram,
culturas se entrelaçaram,
contudo de nada resta,
pois foi e continua,
abandonada, desajustada,
deslocada e localizada,
fora do mapa do Brasil.
Zevaldo LR Sousa

Zevaldo Luiz Rodrigues de Sousa, 28 anos, poeta. É assim que ele descreve a patriótica cidade de Maragojipe. Uma vida de muita luta, onde os bravos maragojipanos de tez mestiça e quase sempre sem nenhum recurso resistem às constantes reveses do tempo e da vida.

Maragojipe se renova e fortalece a cada dia, tendo como base maior o sentimento, antes letárgico, de ‘magojipanidade’ e altivez.

Viver em Maragojipe - Cidade de grandes atrativos turísticos e banhada pelo Rio Paraguaçu – que de acordo com o senhor Germano Ferreira morador da na zona rural há 64 anos “Maragojipe já foi boa de viver, hoje a cidade está um pouco violenta, mas não tenho vontade de sair daqui não. Eu servir ao exercito, mas voltei e trabalhei no movimento brasileiro de alfabetização em 1972 que hoje é o TOPA (Programa de alfabetização da Bahia). Fui professor lego na zona rural e transportei o primeiro carro trazendo alunos para Maragojipe! Atualmente sou auxiliar de ensino na escola Cleriston Andrade, na zona rural.”
Para algumas pessoas que moram na cidade a maior dificuldade é a falta de emprego, como diz a senhora Edila Marta Moreira “Moro aqui à 28 anos e a gente procura um emprego e não acha. Sou formada há quase 10 anos em Magistério, fiz Formação Geral e o que mais preciso não acho, que é trabalho. Aqui não tem oportunidade, mas é um lugar bom para se morar.”

A realidade da cidade é vista com outro olhar sobre a visão dos jovens, Antonia Manuela Nunes, 15 anos diz “Eu moro em Coqueiros, mas estudo aqui, Maragojipe é uma cidade muito boa para morar, tem pessoas alegre, amigos. Pretendo ficar aqui, mas quero fazer administração e não tem faculdade na cidade.”

Maria José Silva de Jesus, 37 anos, não tem o que se queixar “Moro em Maragojipe em torno de 10 anos e morar aqui é gratificante, pois a cidade é tranqüila e sem muita violência diferente da cidade grande.”


GRACIELA SOUZA
JOSIANE NASCIMENTO

Nenhum comentário: