terça-feira, 15 de dezembro de 2009

GASTRONOMIA

Uma delícia de tempero

Pratos típicos da região

Pratos típicos da região


Maragogipe é uma cidade pacata, banhada pelo rio Paraguaçu e protegida por São Bartolomeu. A maior parte de seus moradores, principalmente os que vivem à margem do rio, sobrevivem da pescaria. Ostra, mapé, sururu, chumbinho, camarão, robalo e arraia são bastante encontrados no município, também estão na lista dos pratos mais requisitados nos restaurantes locais.
Nos restaurantes mais movimentados da cidade, registramos que, o povo se delicia com o marisco e pede bis. O tempero maragogipano é sem dúvida o mais procurado da região, sobretudo, no mês de agosto na festa do padroeiro da cidade, São Bartolomeu, em que a cidade recebe um fluxo maior de visitantes.

Apolônio

O bar e restaurante do Apolônio existe há 10 anos e fica localizado na Praça João Primo Guerreiro, no Cajá. De vista para o mar, os clientes degustam a moqueca de camarão e robalo, pratos mais pedidos no restaurante. “A comida daqui é aprovada, o povo pede muito e volta sempre, afirma a cozinheira do mesmo, Fabíola Dias da Silva”.

Chuveirinho

O bar e restaurante Chuveirinho é bastante popular na cidade, devido aos eventos promovidos aos finais de semana como voz e violão e seresta. Tem 24 anos de existência e fica localizado no bairro das Cabaceiras, na Rua Nossa Senhora das Graças. “O povo gosta muito da comida e às vezes pede para eu mesmo cozinhar”, salienta o Sr. Guilherme Nascimento, dono do restaurante. Os pratos mais degustados são siris catados, camarões, robalos e carnes do sol. O ambiente é bem arejado e frequentado constantemente por turistas e moradores da região, além dos beija – flores que aproveitam as flores do jardim.

Sol de Verão

O quiosque Sol de Verão encontra – se localizado na praia do Porto em Coqueiros, já faz 14 anos. Tem uma vista muito bonita, para o rio Paraguaçu. Segundo seu proprietário, o Sr. Renato Pacheco, as pessoas costumam freqüenta – lo mais aos finais de semana e o prato mais solicitado é mariscada, seguida do robalo, arraia, moqueca de camarão e carne do sol.

Tempero do chuveirinho

Tempero do chuveirinho

Conhecer o sabor do tempero maragogipano consiste em compreender também as tradições culturais da população de Maragogipe e da região do Recôncavo. A forma com que os pratos são preparados, a escolha de cada ingrediente está intimamente ligada à experiência de vida das pessoas que trabalham diariamente para servir aos visitantes e moradores do município as delícias da gastronomia maragogipana.



CIRLÂNIO CAMILO
JOAQUIM BAMBERG
NATALI OLIVEIRA
VALDELICE SANTOS

Nenhum comentário: