terça-feira, 4 de agosto de 2009

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Abrigo São Domingos


O abrigo São Domingos fica localizado na cidade de Santo Amaro da Purificação, é mantido com a ajuda da Prefeitura Municipal, do Ministério Público, Conselho Municipal do Idoso, de doações de pessoas caridosas e da aposentadoria dos próprios idosos. No entanto, esta ajuda ainda é irrisória, comparando às necessidades dos internos, já que muitos têm gastos elevadíssimos com a saúde, outros têm o salário divido entre o abrigo e empréstimos de bancos, feitos pelos parentes dos mesmos.

Atualmente matem 25 idosos que recebem cuidados de 21 funcionários. A história de sua fundação não é bem esclarecida por falta de documentos. Dona Bárbara, coordenadora do abrigo, dedica parte de seu tempo, assim como os demais funcionários, ao mesmo, cuidando carinhosamente de cada idoso.

Muitos destes sofrem com problemas mentais e não deveriam estar numa casa para idosos. Cada um mostra um carinho para com os funcionários, alguns são lúcidos, outros nem lembram o próprio nome. “Eles vivem aqui por falta de alguém que tome conta. Alguns são revoltados, trazem revoltas do que a vida deu a eles”, salienta Dona Bárbara.



Dona Elza

A aniversariante do mês, Dona Elza, completou 92 anos no dia 13 de julho e foi realizada uma festa com direito a bolo, velinha, convidados e pose para fotos. Ela já fora bem sucedida na vida, morava em Salvador, e logo que ficou viúva, um sobrinho a trouxe para o abrigo com a promessa de que voltaria para buscá-la. Porém, o mesmo vendeu todos os seus bens e até hoje não retornou. Apesar de ter sido esquecida pelos parentes e amigos, ela mostra ser uma pessoa muito feliz. “Eu gosto destes amigos que fiz aqui”, afirmou Dona Elza. Entre seus cabelos grisalhos, ela camufla uma rica história de vida, que sua memória já quase não recorda mais.



No outro lar

Dona Enedina, 73 anos, é apaixonada por Sodré, um namorado imaginário que ela tem faz 15 aos e sonha em um dia encontrá-lo e casar – se com ele.

Dona Anita de Jesus, 74 anos é uma idosa muito engraçada e risonha. Ama brincar e fala tudo que lhe vem à mente. É apaixonada pelo Dr. Targílio, advogado da cidade.

O Sr. Cosme, 73 anos, está bem lúcido e lembra muito bem de sua história. Não teve filhos, ficou viúvo em 2006 e vive no abrigo há seis meses.

O Sr. Eleutério, afirma ter trinta e seis anos, porém já passou dos 60. Ele acredita ser bem jovem e bonito, com bastante disposição para namoros. Segundo ele vai sempre que pode à cidade de Cachoeira à procura de namoradas.


Seja solidário


Você também pode ajudar, nem que seja com sua presença.
O Abrigo São Domingos fica ao lado do terminal rodoviário de Santo Amaro.
Horário de visitas: 14hs
Telefone: (75) 8185-6537 falar com Bárbara.


NATHALI OLIVEIRA
VALDELICE SANTOS



Nenhum comentário: