segunda-feira, 3 de agosto de 2009

PERSONALIDADES

Figuras históricas de Santo Amaro da Purificação


Zuzu Araújo


Baiano formado em arquitetura pela Universidade Federal da Bahia, Edvaldo Mendes Araújo, conhecido por Zuzu Araújo, tem 55 anos e acumulou experiência na gestão de programas culturais voltados aos negros.

Foi assessor especial da Secretária de Cultura da Bahia. Em 1995 foi responsável pela comemoração dos 300 anos de Zumbi. Assumiu a presidência da Fundação Cultural Palmares em março de 2007. Mostrou a toda comunidade afro-brasileira o início de uma nova gestão comprometida com a integração e interatividade.

O trabalho de Zulu a frente da promoção da cultura e do combate ao racismo na Bahia e também em outras partes do Brasil é de fundamental importância para a melhora do nosso país. A Fundação Cultural Palmares ganhou na atual gestão do presidente Lula o status de incrementar o intercâmbio entra Brasil e os países de língua portuguesa. O presidente da Fundação ressaltou também que em sua meta de trabalho estará presentes o incremento do intercâmbio com o continente africano, valorização dos recursos humanos e o reforço em ação de Comunicação Social, para dar maior visibilidade a cultura afro na grande mídia (rádio,TV e internet).



Zilda Paim

Historiadora, educadora, folclorista e pintora brasileira, Zilda Paim, 90 anos, santamarense e ex- vereadora onde foi reeleita por três vezes sendo a primeira mulher a ser vereadora.

Começou sua paixão por história, quando no baú do pai um livro que pertenceu ao Barão de Vila Viçosa. Desde então não parou mais de pesquisar. Relatou em uma entrevista que ao ver histórias e documentos de outros lugares resolveu fazer uma pesquisa e recolher informações sobre o passado de minha terra. Passou a anotar e catalogar, nesse momento, acontecimentos cotidianos santamareses.

Exerceu profissão de professora por cinquenta anos, quando professora convidava praticantes de maculelê e capoeira para apresentar-se em sala de aula, a idéia não foi muito aceita, apesar dos alunos gostarem, pouco tempo depois foi proibido as apresentações em sala de aula. Apesar do conservadorismo que enfrentou, foi diretora acadêmica por dezoito anos.
Fez sua primeira tela para um desfile escolar, um quando com a prefeitura e a igreja da matriz de Santo Amaro. As gravuras estão exposta em Nova Iorque, desde então pintou mais de duzentas telas.
Não frenquentou a faculdade de história nem de belas artes, foi autodidata. Escreveu livros sobre o maculelê com renome internacional “Relicário Popular” sendo uma das maiores especialistas brasileira sobre o assunto, vale ressaltar que o livro foi editado com seus próprios fundos. Seu segundo livro “Isso é Santo Amaro” conta a história do município desde quando passou a ser habitados por homens-brancos.

Na cidade tem um memorial batizado com o seu nome onde contem historias d Santo Amaro com documentos dos séculos XIX e XX, com acervo de mais de mil fotografias e uma coleção de relatórios da prefeitura desde o ano de 1893.

Atualmente recebe visita de curiosos que desejam saber mais sobre a história de Santo Amaro, e luta para tem seu acervo em um museu dedicado a história da cidade.



Jorge Portugal

Jorge Portugal nasceu em Santo Amaro da Purificação no dia 05 de agosto de 1956. Professor, consultor, escritor, poeta, apresentador de televisão, compositor e palestrante é referência nacional nos temas de redação e língua portuguesa. É autor do livro Redação: Assim é fácil!

Ele é conselheiro nacional de política cultural, é o idealizador e atualmente o apresentador do programa Aprovado. Suas composições são executadas em várias partes do mundo, ganhando dimensão nas vozes de interpretes consagrados como Maria Betânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa etc.

Jorge Portugal participou de vários festivais de MPB, com destaque para o MPB/80 da Rede Globo de Televisão, quando recebeu a consagração nacional com a música “A Massa”.



Roberto Mendes
Roberto Mendes nasceu em Santa Amaro da Purificação e é simplesmente um dos maiores compositores e violonistas brasileiros. Grande conhecedor da chula, que é um ritmo característico do Recôncavo Baiano. Ele compôs vários sucessos na voz de cantores consagrados como Maria Betânia, Gal Costa, Tânia Alves, e outros. Talvez a música mais conhecida dele seja “Amor de Matar”, uma parceria com o poeta Jorge Portugal.



Edite do Prato
Dona Edite do Prato ficou conhecida assim por utilizar como instrumento para tocar samba, este instrumento e talheres. O talento de Dona Edite do Prato foi divulgado para o mundo por meio dos contemporâneos Caetano Veloso e Maria Betânia.


LAYLA SCHER E LÉO SANTANA

Nenhum comentário: