segunda-feira, 3 de agosto de 2009

EDUCAÇÃO I

Ensino Superior em Santo Amaro

O Ensino Superior da cidade de Santo Amaro ainda está em desenvolvimento, conta apenas com o curso de graduação à distância da Unifacs que utiliza salas alugadas, através de um convênio coma prefeitura para os encontros eventuais. Também, possui o curso técnico do IFBA, antigo Cefet e a extensão do campus da Universidade Estadual de Feira de Santana, situada em um casarão histórico do século XIX - o solar do Biju - doado à UEFS pela Prefeitura Municipal. O campus conta, atualmente,estrutura com uma estrutura acadêmica, que compreende os cursos de graduação Licenciaturas Plenas em Letras Vernáculas e Ensino Fundamental, Ciências, Matemática, e história, além da Biblioteca Setorial Solar do Biju e do Museu Galeria de Arte Caetano Veloso, que funcionam como suporte às ações de ensino, pesquisa e à extensão cultural.


Pré-Vestibular
A prefeitura pretende também reinstalar o curso de pré-vestibular para capacitar os alunos da cidade no acesso ao ensino superior. Atualmente os alunos de Santo Amaro não contam com uma educação de qualidade no ensino fundamental e médio e por isso não conseguem ingressar numa instituição de ensino superior ou técnico, como acontece no caso do IFBA, onde a maioria dos alunos são de Feira de Santana.Segundo Maria das Graças Ribeiro Costa, coordenadora pedagógica, o curso de Licenciatura em Letras Vernáculas tem como objetivo atender à demanda de professores de português para o ensino fundamental, médio e superior, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino na região. O curso de Licenciatura em ensino fundamental, em exercício nas escolas da rede municipal de Santo Amaro, com vistas à redução dos índices de analfabetismo, repetência e evasão escolar.


Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
A prefeitura da cidade está entrando em acordo com o governo federal para implantar um campus da UFRB em Santo Amaro. As discussões estão em tramitação, pois existe o interesse de outras cidades. Santo Amaro está com a preferência e já vem sendo feita pesquisas de campo com a comunidade para saber quais os cursos que estes gostariam de cursar. A prefeitura conta com a realização desse projeto, visando o desenvolvimento da população santo amarense o que seria possível com a chegada de uma universidade federal.


ALINE RAMOS

Nenhum comentário: