terça-feira, 4 de agosto de 2009

CARTA AO LEITOR


No dia 13 de Julho, o blog COMART2 esteve em Santo Amaro da Purificação, cidade natal dos cantores Caetano Velozo e Maria Bethânia. Santo Amaro possui uma área de 486 km² e uma população de 58 414 habitantes (2000), o que dá uma densidade demográfica de 120,2 h/km². Foi fundada em 1557 e elevada à cidade no ano de 1837.


Chegamos ao município de manhã cedo. Entrevistamos Dona Canô, o prefeito municipal, vereadores, o secretário municipal de cultura e figuras ilustres da cidade. Desde o início, nos deparamos com a hospitalidade do povo santoamarense e com a beleza de sua arquitetura colonial, mantida por projetos de manutenção e restauração do patrimônio histórico do governo federal. A cada instante e metro quadrado andado, nos dávamos conta de uma coisa nova. Todo o trajeto nos chamou a atenção, de modo que ficamos inteiramente surpreendidos diante de cada descobrimento e das singularidades de Santo Amaro.


A cidade estava movimentada, com um centro comercial grande para a região e bem articulado. Um dos moradores nos revelou que Santo Amaro é o único município da região do recôncavo que a feira-livre acontece durante toda a semana. Além do comércio, da agricultura e dos serviços públicos, a população santoamarense conta com algumas indústrias de médio porte, como a fábrica de papel e embalagem Penha e a de tubulação Conduto, para trabalhar.


É inegável a importância cultural do município para o Estado. Além de Maria Bethânia e Caetano, temos que destacar cantores e compositores de nome em todo o território nacional, também filhos de Santo Amaro: Assis Valente, Jorge Portugal, Roberto Mendes, Marcio Valverde, Jota Veloso, entre outros. As festas populares e um rico folclore também são riquezas inestimáveis que Santo Amaro tem a oferecer seus visitates.

Um comentário:

Marilia disse...

Minha terra é realmente encantadora! Sinto saudades... Tive que deixa-la para estudar, mas sempre que posso, volto e me deixo contagiar pela magia e o forte apelo cultural que nela encontramos. O meu é um, dos muitos casos de jovens que tiveram que deixar sua terra natal em busca de oportunidades no mercado de trabalho. Deixei Santo Amaro para estudar, e hoje faço um apelo: Que as proximas gerações tenham o prazer de permanecer em sua terra de origem; que possam estudar, trabalhar e viver bem...SANTO AMARO NECESSITA DA(UFRB) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO!!! VAMOS CAPACITAR OS JOVENS SANTOAMARENSES E PROPORCIONAR O CRESCIMENTO DA NOSSA
CIDADE... UFRB EM SANTO AMARO!!!!