quarta-feira, 1 de julho de 2009

Arraiá do Berimbau

Praça Benjamim Constant


No mês de Junho o município baiano de Conceição do Jacuípe transforma-se um dos maiores centros das festas de São João da Bahia e abre espaço para o Arraiá do Berimbau. Neste ano a festa que aconteceu entre os dias 20 e 24/06, contou com atrações de peso como Bruno e Marrone, Saia Rodada, Trio Nordestino, Estakazero e a mais esperada Aviões do Forró, banda que se apresentou no dia 23/06 na Praça Benjamim Constant e arrastou uma multidão para o município. E entre eles estava a estudante Maíra Pedra, 20 anos, com um grupo de amigas de Feira de Santana, que curtem o São João de Berimbau todos os anos e em entrevista ela explicou a sua preferência por Berimbau.

Com-Art 2: Maíra, por que você e suas amigas escolheram Berimbau para passar os festejos juninos?

Maíra Pedra : Porque a cidade é aconchegante, é perto de Feira, temos amigos e familiares aqui e o São João de berimbau é uma festa de qualidade.

Com-Art 2 : E o que vocês estão achando das atrações contratadas neste ano?

Maíra Pedra: Estão ótimas! A organização da festa acertou em cheio nas contratações em especial com Aviões do Forró que é, em minha opinião, a melhor banda de forró do momento.

Maíra e suas amigas feirenses

Com-Art 2: Além das atrações musicais, o que mais chama sua atenção no São João de berimbau?

Maíra Pedra: A decoração da cidade, as comidas e bebidas típicas e a multidão de foliões que aumenta a cada ano, com a divulgação e qualidade da festa.

Além das bandas de forró, outras atrações de Berimbau como também é conhecida Conceição do Jacuípe, são as comidas e bebidas típicas, vendidas por comerciantes locais para garantir o abastecimento dos visitantes e uma renda extra para a comunidade. Como acontece todos os anos com o “Seu Zé”, responsável por um dos melhores licores da região, o licor Dubom, e ele afirma que: “essa é a época mais gostosa pra gente do interior onde podemos ganhar um dinheirinho e ainda se divertir muito, é juntar a fome com a vontade comer”.


Seu Zé com o licor Dubom

Outra vedete do município nesta época é a feira de artesanato que acontece paralelamente aos festejos juninos onde é comercializado todo tipo de arte local, como: bordados, bolsas e bonecas de pano, roupas, tapetes, chapéus, biscuits entre outros, tornando-se uma boa pedida para os visitantes durante o dia.

Stand'art de pano


Os quatro dias de festa foram cheios de animação e muito arrastapé, que foi finalizado com um arrastão que acontece na Rua Chile e já está na sua 6ª edição na cidade, o arrastão Tô na mídia, onde a comunidade e visitantes se divertem indo atrás de carros de som, protegidos pela corda como num bloco de carnaval. Contudo o são João de Berimbau só tende a crescer, pois, serve como amostra da valorização da cultura e tradição peculiar da região e vem ganhando força a cada ano devido ao sucesso da festa, que já é reconhecido na Bahia.


FERNANDA ROCHA BRITO

Nenhum comentário: