quinta-feira, 9 de julho de 2009

RELIGIÃO

PASSOS FIRMES

Os preparativos para a “Festa de Nossa Senhora da Boa Morte” não param: encerram em um dia, começam n’outro. Compra de roupas, cultos, adereços, confecção das velas são algumas das atividades realizadas pela comissão de festa da Irmandade da Boa Morte, instituída em Cachoeira há 240 anos aproximadamente.

Segundo Valmir Pereira dos Santos, – administrador da irmandade – a confraria conta com verbas do governo estadual e municipal anualmente para a realização da festa. Além desse apoio a irmandade quase não usa recursos próprios para a divulgação do evento, parte da publicidade fica entre a BAHIATURSA, empresa baiana de turismo, o governo estadual e, como não poderia faltar numa festa de cunho cultural, os “fuxicos” das línguas nacionais e internacionais.

Mesmo com preparativos administrativos, o maior está no âmbito espiritual. Todas as quartas-feiras, as irmãs fazem um ofício à santa e uma quarentena após a procissão que ocorrerá no dia 13 de agosto às 18 h.

Sobre os dias festivos fixaram as datas:

dia 09:

Às 10h: “Esmola Geral” – saída das irmãs vestidas de crioulas da sede da Irmandade para pedir esmola pela cidade para a festa.

Dia 13:

Às 18 h, saída em procissão da capelinha da Irmandade do de N.S. da Boa Morte pelas principais ruas de Cachoeira, as 19h30 e 20h missa pelas almas das Irmãs Falecidas na Capela da Irmandade e a Ceia Branca, privativa para as irmãs e convidados – Noite de vigília.

Dia 14:

Às 19 h, ocorrerá a Missa de Corpo Presente de Nossa Senhora na Capela de Irmandade, as 20 h, a Procissão do Enterro de Nossa Senhora da Boa Morte pelas principais ruas de Cachoeira.

Dia 15:

5h começa a Alvorada com fogos de artifício. 9h sessão Solene com a participação do Governador do Estado, Ministros, Secretariado e outras autoridades. 10h Missa Solene da Assunção de Nossa Senhora. 11h procissão festiva em homenagem a Nossa Senhora da Glória e posse da Comissão Organizadora da festa 2009. 12h Valsa e samba-de-roda na sede da Irmandade e no Largo da Ajuda. 13h Almoço das irmãs, convidados e do povo na sede da irmandade. 16h Samba-de-roda no Largo da Ajuda – Festa em Cachoeira em comemoração à Assunção de Maria, com samba-de-roda no Largo da Ajuda.

Dia 16:

20h suculento cozido seguido de samba-de-roda no Largo da Ajuda.

Dia 17:

20h caruru seguido de samba-de-roda e encerramento da Festa de 2008.

DIOGO SILVA e JANAÍNA FRANÇA


Nenhum comentário: