quinta-feira, 2 de julho de 2009

Mudanças de fluxo

Nesse período do ano, principalmente no nordeste do país, a movimentação de pessoas acontece no sentido inverso, ou seja, das grandes cidades para o interior, situação motivada pela tradição e pelos grandes festejos. Por isso, é o momento em que os municípios se tornam o foco da atenção da mídia e podem se desenvolver tanto em relação ao turismo quanto economicamente. Em consequência disso a política se mostra bastante interessada, destinando verbas para contratação de bandas e alta infra-estrutura na construção de palcos e organização das festas.

O "Arraiá do Berimbau", pode ser considerado um grande exemplo, que é a festa de São João realizada em Conceição do Jacuípe, na praça Manoel Teixeira de Freitas e na praça Beijamim Costa. O arraiá desse ano aconteceu entre os dias 20 a 24 de junho com muitas atrações, merecendo destaque: a banda de forró pé-de-serra, Cangaia de Jegue, Aviões do Forró, a banda mais esperada do arraiá, o forró da Estakazero que se destaca por conseguir mesclar o moderno e inovador, com as raízes tradicionais da cultura nordestina, nas letras, nos arranjos das músicas, no figurino e na cenografia dos shows, Trio Nordestino que mostra a essência do que representa o nordestino porque carregam heranças, Bruno e Marrone, as banda Saia Rodada, Colher de Pau e Flor Serena.

Atrações essas que chamaram a atenção de muitas pessoas que procuravam diversão de boa qualidade sem gastar muito. A festa foi inteiramente aberta ao público, realizada pela prefeitura da cidade. Havendo a integração entre a população local e os vários visitantes que lotaram as praças durantes todos os dias. Com relativa tranquilidade, e baixo índice de violência a festa superou expectativas e vem a cada ano se tornando mais conhecida.



Forró até o amanhecer


Descaracterização

Mas como em outras localidades o período de festa, que deveria ser de tradição e muito forró, vem sendo descaracterizado com a assimilação ao carnaval até mesmo pelas muitas inovações. Nesse aspecto, uma transformação essencial ocorreu merecendo destaque: a mudança no estilo das músicas, com a introdução de novos instrumentos por exemplo, e a diversificação nas festas com a adição de novos ritmos musicais como o axé e o pagode. Nos mesmos dias da festa junina aconteceram na cidade o "Arrastão Coyote Aloprado" e o "6º arrastão to na mídia", festas essas, com camisas padronizadas e muita bebida disponível. Com isso o que se percebe hoje em dia é mudança na maneira de comemorar, em contraste com as questões religiosas que moviam as festas de São João e que eram promovidas com o intuito de puramente festejar o dia do santo, além disso, a elas eram agregadas as tradições, faziam-se fogueiras e comidas típicas na casa das famílias, onde existia o autêntico forró em suas várias modalidades, quadrilhas, entre outros. Outra mudança perceptível que vem contribuindo na perda do caráter elementar e da autenticidade do festejo se encontra em utilizar a data visando apenas o lucro sem prestigiar a essência do valor cultural da mesma.
Entretanto, fica visível que mesmo não seguindo as tradições, conseguem ao seu modo se divertir transmitindo muita alegria que é a característica não só do nordestino mas do povo brasileiro em geral.



ALINE RAMOS OLIVEIRA

Nenhum comentário: