quinta-feira, 9 de julho de 2009

MODA

TENDÊNCIAS DO INVERNO



Quando a temporada de moda inicia, as passarelas das principais cidades do mundo são invadidas por coleções de grifes, mas, principalmente uma invasão de apostas para a estação que se aproxima, algumas vezes semelhantes, outras totalmente diferentes. A moda gira conforme as estações do ano. Por isso, muito se escuta sobre tendências e influências. Neste inverno as opções são muitas com propostas acessíveis, tudo a ver com a estação. São cores em tons preto, marinho, cinza, roxo e ameixa. A grande aposta é o preto e ele vem como tendência muito forte na maioria dos desfiles outono/inverno 2009, desta forma, voltou de vez para guarda-roupa. Mas aí vem a pergunta: será que aqui no Brasil conseguimos encarar uma temporada totalmente “preta”?
Apesar de elegantes, looks com muito preto ou monocromáticos geraram controvérsias. Será que moda inverno tem que ser assim? Ou temos realmente um ‘inverno” que justifique?
Nossa moda é sempre mais colorida e descontraída, mesmo no inverno. Mas nesse ano parece que as criações sofreram forte influência de países com invernos rigorosos, na qual o preto acaba fazendo mais sentido.
O elegante está sendo perfeitamente combinado com o confortável. As principais grifes estão investindo num visual casual, criando modelos que atendem as necessidades das pessoas comuns. É perceptível o retrocesso que acompanha as tendências da moda. Aquilo que foi usada a muito tempo e considerado ultrapassado pode voltar a qualquer momento, sendo utilizado como base para a montagem de novos estilos. No Fashion Week, o evento de moda mais importante do Brasil, as grifes mostram modelos, para esta estação, que fazem um resgate preciso do que se costumava usar na década de 70.

Traços

Apure o olhar, porque novas tendências alcançam a moda. Traços simétricos e retos ganham destaque como os mais concretos da temporada. O couro entra nesta linha de roupas bem armadas e é considerado o material oficial do inverno. A alfaiataria reina na moda nacional inverno de 2009. A Cori mistura blazer risca de giz com colete xadrez fazendo com que peças de blazer ganhem grande espaço para formar variados looks. As jaquetas jeans apresentam simetria perfeita para a tendência. As calças perdem o comprimento e dão lugar aos shorts e/ou calças com estilos arrojados. Para os pés vale investir em um salto extravagante, optando por um sapato mais fechado como um scarpin e pelas botas clássicas.

Acessórios


Os acessórios apresentam construção diferente às pulseiras são chamativas e reluzentes, as bolsas apresentam linhas bem cortados e retos. A idéia é fazer da inspiração arquitetônica o projeto do seu inverno. Especialistas apontam como linha secundária segmentos retrô como casacos de lã e de tricô, porém os mesmos não acreditam tanto em seu potencial de interesse para os consumidores.

Moda x Midia

Influenciadas pela mídia, a cultura da novela é vastamente difundida no Brasil. Não é a toa que no país a moda anda tão ligada aos figurinos das produções. As tendências ganham forças quando aparecem traduzidas nos personagens principais, criando imagens desejáveis de consumo. A grande bola da vez é a Índia, que agora tem sua cultura imagens e hábitos revelados aos brasileiros por meio da nova produção da Rede Globo, “Caminho das Índias”, da autora Glória Perez. A exuberância e o colorido da moda indiana, vêm trazendo muita informação para os designers de moda. Trajes típicos com Sari, servem de inspiração para a nova tendência de moda brasileira, que não demorará a aparecer nas vitrines. Em um país no qual o acesso à cultura está restrito a uma determinada elite, a cultura de massa, como as grandes novelas, influenciam a maior parte da população.



LENISE FARIAS E ALINE RAMOS

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