quinta-feira, 2 de julho de 2009

Tradição do São José




O São João de São José, que aconteceu no Distrito de Maria Quitéria, entre os dias 20 e 23 de Junho, trouxe grandes atrações nacionais como Leonardo, Saia Rodada, Dominguinhos, Raça Negra, Magníficos, entre outros. A festa é bastante procurada pelas pessoas de cidades e distritos mais próximos, sendo em sua maioria feirenses.

Neste ano foram disponibilizados pela prefeitura de Feira de Santana 26 ônibus para o transporte de passageiros Feira x São José, além de bestas e van
s que também estavam fazendo o transporte. Ao todo foram sete noites de festa, quatro no São João de São José e três no São Pedro de Humildes. O diretor do Departamento de Eventos, Naron Vasconcelos, comenta que no palco "Maria Quitéria" passaram as principais atrações da música nordestina.
No Maria Quitéria 14 atrações se revezaram em quatro dias da festa. Outras apresentaram-se no Palco Cultural, um local específico para eventos culturais.
No dia 20 - sábado - foi o dia das atrações Q Xote é Esse, Carlos Pitta e a esperada Banda Saia Rodada. A expectativa era grande, pois a banda, um dos maiores sucessos de público, iria se apresentar pela primeira vez no São João de São José. Cantando sucessos antigos e atuais do forró, Saia Rodada levou outros ritmos como arrocha e pagode.

Murmúrios - Conversando com moradores do distrito de Maria Quitéria, ficou claro a importância da festa. “Na época do São João ganhamos renda extra, vendendo licores, e outras bebidas”- afirmou Senhor Antônio Silva que mora bem próximo à praça onde ocorre a festa. Os moradores montaram barracas caracterizadas, na maioria das vezes na porta de suas casas para chamar a atenção das pessoas. Um parque de diversões também estava montado em frente ao Palco Cultural em São José.

Antes do período junino correram boatos que não haveria São João em São José. E, mais tarde, que a festa seria no Parque de Exposições, onde acontece a Expofeira. Mas ouve muitas reclamações dos moradores. “Não poderia ter mudado o local da festa, é tradição o São João de São José, é assim que ele é conhecido, além da renda que tirariam das pessoas que moram lá!”- disse Suely Souza, que mora em Feira, e costuma ir sempre ao São João de São José. Mas os boatos acabaram quando a grade das atrações foi divulgada no site da Prefeitura de Feira de Santana

A praça onde ocorreram os shows estava muito arrumada, com decoração colorida de bandeirolas, balões, lâmpadas e várias barracas que vendiam comidas e bebidas típicas do São João.
Além das festas e dos grandes shows, São José também traz renda para a população do distrito, e mostrou a cultura da região no Palco Cultural, com quadrilhas, artesanato e danças regionais.



MAIRAN REIS


Nenhum comentário: