sexta-feira, 3 de julho de 2009

São João da Cachoeira

Cachoeira "cidade-monumento", depois de Salvador, pequena cidade do interior da Bahia, possui o maior acervo barroco do Brasil e é famosa também pelo seu samba de roda. Assim Cachoeira e sua tradicional Feira do Porto se abriu para os festejos juninos e inebriou o coração dos visitantes com inúmeros artigos de artesanato. A feira aconteceu durante o dia, abençoada pelas águas do rio Paraguaçu.
Com esse clima, Cachoeira recebeu seus convidados com muita cultura, muita música às margens de um rio de história.

O Forró, o Arrocha e o Samba-de-roda dominaram a programação do São João 2009 na cidade de Cachoeira, localizada a 116 km de Salvador, no Recôncavo Baiano. O calendário oficial da festa ocorreu de 22 a 25 de junho, incluiu shows e apresentações de grupos locais e nacionais.

PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO:

22/06 Segunda-Feira
Samba de Roda Esmola Encantada
Virgílio
Festival de Música Junina
Mulher Bandida
Forró Fantástico

23/06 Terça-Feira
Sedução do Prazer
Banda Forró da Discarada
Vou de Xote
Cavaleiros do Forró

24/06 Quarta-Feira
Samba de Roda Filhos da Barragem
Samba de Roda Filhos do Caquende (Filha de Iamin)
Samba de Roda de Dona Dalva
Nenho e Grupo Jeito de Amar
Saia Roda
Tio Barnabé
Marrom Glacê

25/06 Quinta-feira
Vibra Samba
Banda só as cabeças
Calypso
Psirico
Sine Calmon e Banda Morrão Fumegante

As atrações mais esperadas pelo público foram Tio Barnabé, Cavaleiros do Forró, Calypso e Psirico.

Para os que curtem um forró pé-de-serra, foi instalado na Praça 25 um palco alternativo, com direito a manifestações culturais.
Nesta praça foi montado um verdadeiro arraial com direito até a barraca de diversão com antigas brincadeiras onde diversas atrações se revezaram para proporcionar uma legítima festa junina.
Nesta época do ano as pessoas já começam a arrastar o pé e se contagiar pelo forró. Na cidade de Cachoeira tem apresentações de quadrilha, na qual se deixam levar por vários ritmos, alegrando o público.


Além das tradições e dos costumes que cercam a festa de São João, existem também algumas lendas presentes na época destes festejos, como: BOMBAS, BUMBA-MEU-BOI, FOGUEIRA, SANTO ANTÔNIO...

Às margens do Rio Paraguaçú, além das atrações artísticas são comercializados objetos de cerâmica, artesanatos, e barracas que comercializam comidas típicas como pamonha, milho cozido, amendoim, bolos de aipim, e a tradicional maniçoba, uma comida que nos dias de São João não é muito procurada. Não esquecendo também dos licores de Coco, Amêndoa, Jenipapo, Tamarindo, Cajá, Passas, Abacaxi, Banana, Menta, Chocolate, Café, Morango, Gengibre e outros.
Outras comidas típicas são: Cuscuz, Canjica, Pudim de milho verde, Bolo de Milho Verde, Bolo de Massa (conhecida como Massa Puba), Mandioca, Pipoca, Laranja, Queijo e Caldo de Sururu.

Na Feira do Porto ao realizar entrevistas a respeito do São João, encontrei pessoas muito simpáticas e carismáticas. Dentre essas destacou-se Márcia, ela tem 40 anos, casada, não tem filhos, é de Salvador e tem 18 anos que visita a cidade de Cachoeira no período da festa Junina. Segundo ela é uma das melhores festas do Recôncavo.

Carol (28 anos), Luzia (29 anos) e Aline (26 anos) também foram entrevistadas, elas vieram de Salvador com mais outras amigas e primos para prestigiarem o São João e aproveitarem para passar esses dias com a família e amigos que só ver uma vez ou outra que são da cidade de São Félix, cidade vizinha de Cachoeira. Elas estavam bem animadas e loucas para que chegassem logo à noite para curtir Tio Barnabé. Uma das bandas mais esperada pelo público.


JANAÍNA CARINE

Nenhum comentário: