quinta-feira, 2 de julho de 2009

São João de Santo Antonio de Jesus é destaque na Bahia!

O São João é a maior representação festiva do povo nordestino e em Santo Antonio de Jesus, a 184 km de Salvador não foi diferente. Mais uma vez a cidade preparou uma grande festa para receber turistas das mais diversas partes do país. Os maiores sucessos foram Victor e Léo, Calypso, Adelmário Coelho e a banda Magníficos. As festas fechadas ou “festas de camisa” como são conhecidas, também atraíram muita gente este ano, com Forró do Visgo que teve como atração principal a banda Harmonia do Samba, e o Forró da Mãe de Oca, que contou com Daniel.



Slogan do São João 2009, que traz o tema “O sertanejo nordestino”.


Gente bonita

Muita gente bonita passou pelo circuito da festa durante os cinco dias de animação.

E teve atração não só nos palcos, na noite do dia 22, Aline Rosa, vocalista da banda Cheiro de Amor, esteve acompanhando a festa no camarote oficial do São João.

Como boa parte das cidades vizinhas tem atrações no São João, a maioria dos turistas vem de outros estados. O estudante de administração Bruno Gabriel (20), que veio de Belém do Pará, falou ao nosso blog:

COM-ART2: O que você está achando do São João de Santo Antonio de Jesus?

BRUNO: Muito bom, uma festa muito linda, muito bem organizada, grandes atrações, perfeito!

COM-ART2: Do que você está gostando mais?

BRUNO: Das pessoas... Muita gente bonita. Uma energia muito legal, muito positiva. Estou gostando bastante.

COM-ART2: Vai voltar no ano que vem?

BRUNO: Espero que sim, eu gostei muito desse ano, quero voltar sim.


Cartaz do “Forró da Mãe de Oca” festa privada da cidade.



Autoridades comparecem


Durante os dias de festa estiveram presentes no camarote oficial da festa os Deputados Federais Jutahy Junior (PSDB-BA), Tonha Magalhães (PR - BA) e ACM Neto (DEM-BA), os Deputados Estaduais Arthur Maia (PMDB-BA) e Alice Portugal (PCdoB-BA), o Senador César Borges (PR-BA) e o Presidente do PSDB-BA Antonio Imbassay, além de diversas autoridades locais.
Entrevistamos o vereador Ailton do Sindicato (PT-BA), que estava na pista com toda a sua família.
COM-ART2: Aílton porque você está aqui na pista e não no camarote?
AÍLTON: Essa foi uma idéia do companheiro Uberdan, eu estou aqui e ele ta num outro ponto do circuito, daqui dá pra gente ter uma dimensão maior da festa, e ver se as pessoas tão gostando, o que precisa melhorar para o ano que vem, por isso.
COM-ART2: E até agora, você está gostando do que está vendo?
AÍLTON: Muito... Sabe tudo que agente planejou agente ta vendo que ta dando certo, os turistas estão gostando, só se ouve falar bem do São João de Santo Antonio de Jesus.
COM-ART2: E pra ano que vem, qual é a expectativa?
AÍLTON: A melhor possível. Vamos fazer bem melhor do que este ano sem dúvida, e por ser ano de copa do mundo, agente já tem uma temática riquíssima para trabalhar então isso vai ajudar bastante.



Por causa da concorrência, o Forró do Visgo também investiu na propaganda.



Comércio e saúde




Daniel fotografado ao lado de uma fã.


Muitos comerciantes preferiram montar suas barracas e ganhar dinheiro na festa e foram recompensados, os turistas consumiram muita comida e bebida durante as quase 100 horas de música, Os Motoristas de táxi e de transporte alternativo também garantiram a volta pra casa dos turistas e de quem exagerou no álcool. Os catadores e ambulantes também garantiram a renda extra, trabalhando durante a folia. Agentes de saúde se revezaram num mega plantão para alertar sobre os perigos das DST (doenças sexualmente transmissíveis) e distribuir preservativos. Ao todo foram realizados cento e quarenta e oito atendimentos e seis hospitalizações, no posto médico do circuito, a maioria por embriaguez, falta de ar e picos de pressão.


Quero mais



Dupla Victor e Leo, posa para fotos com fã

Cerca de 125 mil pessoas estiveram na Cidade do Forró, na noite do dia 23 e ao longo das cinco noites foram cerca de 450 mil pessoas assistindo as mais de 45 atrações.
Para o ano que vem o Secretário de Cultura espera manter a área que ficou conhecida como Cidade do Forró com seus 35.000m2, além de contratar mais atrações de peso como Victor e Léo e Calypso que agitaram a festa deste ano.




Mais de 125 mil pessoas foram a “Cidade do Forró”, na noite do dia 23



ELIANDSON DE ALMEIDA SANTOS

Nenhum comentário: