quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ibicuí: profano e tradicional lado a lado.

Um dos destinos mais procurados durante os festejos juninos foi Ibicuí, que com sua festa e tradição atrai pessoas de diferentes regiões da Bahia. O projeto do São João tem como objetivo atrair visitantes para conhecer e apreciar a cultura local, gerando desenvolvimento e renda para o município e toda comunidade. Por isso a cidade vem recebendo seu público com hospitalidade e muito forró. O São João de Ibicuí é uma realização da comunidade Ibicuiense através da Prefeitura Municipal, que busca parceria com o Governo do Estado através da Bahia Tursa, Secretaria Estadual da Cultura, Ministério da Cultura e apoiado pela TV Santa Cruz, TV Sudoeste e Mídia Regional.



Grande expectativa girava em torno da maior festa de camisa do São João da Bahia, o “Tico-Mia”, que completou 22 anos de história, com a participação de seis grandes bandas de forró. Foram elas: Aviões do Forró, Calcinha Preta, Cavaleiros do Forró, Dorgival Dantas, Forró do Bom e Lordão. O produtor da festa afirmou que suas expectativas foram atingidas, e segundo a Polícia Militar, a festa atraiu o maior público em relação aos anos anteriores. Bruno Fernandes (32), segurança da festa pelo terceiro ano consecutivo, diz que a bebida livre é a maior responsável pelas confusões que ocorrem durante o evento. Em meio à entrevista, Bruno foi assediado por mulheres falando em alto e bom som “este segurança é o homem mais bonito daqui!” mas como um bom profissional levou na esportiva e seguiu seu trabalho.
Um evento mais novo, porém não menos esperado que o Tico-Mia, foi o “Brega-Light”. No seu oitavo ano, foi sucesso de vendas, tendo suas camisas esgotadas semanas antes da sua realização. A festa teve em sua composição, bandas que destoam da tradição dos festejos juninos, como: Parangolé e Mc Sapão que apresentaram os shows mais esperados da noite. Ingrid Cruz (22), carioca, afirmou ter gostado do ambiente, mas acredita que o Mc Sapão deixou a desejar na animação do público já que no Rio de Janeiro seus shows são polêmicos.


Na praça principal de Ibicuí, onde está montado o palco, Dona Jaci (70), moradora antiga, vende caldo quente. Muito simpática, e com rugas que marcam a expressão de uma pessoa sofrida, ela fala do São João de sua cidade, garantindo ser o melhor do planeta. Dona Jaci comentou ser a época em que seus filhos conseguem dinheiro mais fácil e rapidamente, “é o período em que consegue pagar todas as dívidas”. A casa alugada há mais de cinco anos, tem dois quartos, um banheiro, cozinha e área nos fundos. Sendo espaçosa, a residência aloja grande número de pessoas, e o valor de cinco mil reais do aluguel, fica menos oneroso, já que é divido por grande número de pessoas.


O babado é certo - Em meio à descontração da entrevista, rapidamente se percebe a chegada do horário da primeira banda da noite, uma banda local chamada Baby Doll de Madame, dando oportunidade também aos talentos locais. Sete horas em ponto, inicia-se à maratona de shows na praça, e o público invade o local, num clima de total descontração e muita paquera.
É de se admirar a grandiosa estrutura disponibilizada no local, composta por barracas que ofereciam as mais diversas comidas típicas e o tradicional e disputado licor, fonte de renda pra muitos nessa época, visto ser um produto genuíno e característico dos eventos juninos.

E não era só a organização que dava o tom dessa festa, muitos visitantes pareciam surpresos ao comentarem a falta de confusão, tumultos e eventuais brigas, comuns em festa de grandes aglomerados de pessoas e, obviamente, regados a muita bebida. Outro fator bastante evidente, e incentivador para muitos, era a busca pelo seu par durante os shows. Muita gente que chegou sozinho saiu garantindo que não permaneceu assim. E não pense que a paquera tinha restrições não, o público GLS também participava e eram sempre os mais irreverentes. Um dos entrevistados foi justamente um jovem bastante conhecido pelo pessoal local, o “Pandora”, gay assumido, ele finaliza de forma hilária nossa conversa revelando todo o clima da festa em apenas uma frase: “Porque aqui em Ibicuí colega, o babado é certo!”


MARIA OLÍVIA LIMA DE ANDRADE e MONALISA LEAL MELO

Um comentário:

Ingrid Cruz disse...

O São João em Ibicuí foi realmente maravilhoso, não deixou a desejar em nenhum detalhe. A organizaçao dos eventos, as atrações, foi tudo ótimo! A matéria está muito bem escrita. Parabéns!