quinta-feira, 9 de julho de 2009

Memória

CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE

Os tradicionais festejos comemorativos da data magna baiana, iniciados no dia 25 de junho em Cachoeira, tiveram continuidade na cidade de São Félix, no feriado de 2 de julho (data da conquista da Independência da Bahia) – luta ,que teve início ainda em 1821, motivada pelo sentimento federalista e emancipador de seu povo, e que terminou pela inserção na formação da unidade nacional brasileira, durante a Guerra da Independência do Brasil−. Figuras ilustres da política regional e cidadãos sanfelistas, participaram da seção solene na Câmara Municipal. O prefeito da cidade, Alex Sandro Aleluia de Brito ressaltou: “A data é importante para a construção da identidade de uma unidade nacional”. Além de ponderar o trabalho realizado pelo poder executivo municipal aliado ao poder legislativo.

O orador da solenidade e bispo da Igreja Católica Apostólica Brasileira, Dom Roque Cardoso Nonato, traçou um paralelo entre a história de sua vida pessoal e a história da cidade de São Felix, também evidenciando a magnitude desta, quanto à aspectos culturais e econômicos para o recôncavo e a Bahia.

Terminada a sessão solene deu-se início ao desfile cívico, tendo como temática “As Lutas pela Independência e as Lutas pela Sobrevivência”, com a participação de escolas, animadas fanfarras e bandas marciais, além de autoridades e os carros do Caboclo e da Cabocla; figuras que simbolizam e homenageiam os que lutaram bravamente pela liberdade do Brasil.


O descerramento das bandeiras ocorreu após o desfile, e logo em seguida, sucedeu-se a reinauguração do Paço Municipal, com show pirotécnico e finalizando os festejos com o retorno do Caboclo para Cachoeira.





JOAQUIM BAMBERG e JOÃO LUCAS FAGUNDES





Nenhum comentário: