quinta-feira, 9 de julho de 2009

EDUCAÇÃO



A influência do IAENE em Capoeieruçu

Capoeiruçu significa capoeira grande, afirma o morador Martins com cerca de 70 anos.

Em meados de 1979, a Igreja Adventista com o intuito de instalar um colégio na região do recôncavo da Bahia, encontrou neste distrito de Cachoeira condição geográfica propicia para construção do mesmo.

A grande fazenda Capoeiruçu, foi escolhida pela cúpula da Igreja Adventista para implantar os cursos técnicos. A faculdade iniciou com vinte e cinco alunos e totalizando hoje cerca de três mil estudantes, sendo que seiscentos deles se encontram em regime de internato.

Em entrevista com alguns moradores, funcionários e estudantes podem-se constatar a influência sócio-econômica e religiosa exercida na comunidade.

Moradores – Comerciante de frutas, Francisnei Ferreira, 22 anos, estudante do ensino público, afirma que sem a presença do IAENE (Instituto Adventista de Ensino do Nordeste) o distrito não existiria, e pretende após terminar os estudos ingressar na faculdade, também Ismael Oliveira, 17 anos, concluinte do 2º grau prestará vestibular para administração na instituição.

Funcionários - Cosmi Rodrigues, segurança e guia do IAENE, mostrou ao blog Com Art 2, as estruturas oferecidas aos alunos internos e também aos demais. Fábio Guimarães, setor de comunicação e marketing conta que houve uma mudança substancial na região durantes os trinta anos do IAENE.

Estudantes – Marizane Almeida, natural de Conceição do Coité, 24 anos, além de cursar pedagogia estando no 6º semestre é uma funcionária que participa do programa de bolsas, designados aos mesmos. Adventista, ela diz ser muito importante, pois a faculdade exerce alguns trabalhos voluntários, promovendo integração com a população.

Sidnei Carvalho, nascido no próprio distrito, 20 anos, cursa administração no 2º semestre. Trabalha numa lanchonete próxima ao IAENE e conta que o comércio depende integralmente do fluxo de estudantes no período letivo dizendo fechar o estabelecimento durante o recesso. O estudante ainda faz um breve comentário sobre a imposição religiosa sutilmente praticada pela faculdade.

Alguns projetos voluntários de impacto na comunidade são desenvolvidos nos setores de educação, saúde e comércio. Tendo como exemplo de integração e amizade o projeto de conscientização “Capoeiruçu mais limpa” estando este no 2º ano de realização.


LAIANA MATOS e NATHALI OLIVEIRA

Nenhum comentário: