quarta-feira, 1 de julho de 2009

Tradição com calmaria

O São João de Muritiba não é tão agitado quanto nas outras cidades circunvizinhas, como Cachoeira e Cruz das Almas. Um ambiente mais tranqüilo e pacato é atrativo para familiares dos moradores, que vêm da capital e de outras cidades no intuito de aliviarem o estresse do dia-a-dia. Assim o município tem um aumento considerável de pessoas em circulação, muitas se hospedaram e aproveitaram outras festas das cidades próximas.
Bandeirolas e decorações típicas de festas juninas trataram de enfeitar as ruas, que iluminadas pelas calorosas fogueiras remeteram às tradições dos festejos. O céu brilhou, mas não foi por causa dos perigosos balões, e sim pelas estrelas que apareceram devido ao clima limpo e fraterno da noite. Famílias reuniram-se na porta de seus lares para uma boa conversa, regada a bons licores e fartura de pratos do período de festa.
Crianças brincaram com seus fogos, cada vez mais sofisticados e coloridos. As famosas “espadas” também estavam presentes, mesmo que de forma ilegal. Muritiba se aproxima aos verdadeiros e velhos costumes do São João tradicional do interior.

JOAQUIM BAMBERG

Nenhum comentário: