quinta-feira, 2 de julho de 2009

São João no Pelô


Palco da festa



A festa no Pelourinho que ocorre de 10 a 28 de junho está atraindo não só a população de salvador, mas os turistas que chegam à Bahia para visitar a cidade de Salvador, e a partir daí passam a conhecer a tradicional festa junina. “Eu venho sempre à Bahia a passeio no Carnaval, mas não conhecia o São João. Estou achando muito divertido, é bem animado e estou adorando as comidas típicas, elas são deliciosas”, declarou o turista mineiro Anderson Nunes.
Assim como Anderson, turistas de vários estados do Brasil também estão sendo atraído pelo ritmo do forró, pela energia contagiante do povo baiano e pelas comidas típicas para curtir o São João, uma festa tão tradicional no estado.
Quem não pode viajar para o interior, por qualquer que tenha sido a razão, não se arrependeu em ter curtido o São João no Pelourinho. A decoração do Pelô estava tipicamente de acordo com a festa, e as inúmeras atrações que passaram por ali, tanto no palco principal (Terreiro de Jesus) que tinha apresentações de bandas de forró, quanto nos palcos alternativos que tinham outras atrações, atraiam em muito o público que se divertiam a noite toda, tinha o público jovem que dançou forró e curtiu outros ritmos, os mais experientes que curtiram a apresentação de quadrinhas sem deixar o típico forró de lado e um público infantil muito forte.
O primeiro dia de festa no Pelô (10) teve como atração principal Elba Ramalho que fez a alegria do público presente com seu ritmo característico do Nordeste e sua expressão forte de linda mulher guerreira. Já o segundo dia (11), contou principalmente com a atração de Estakazero com o seu forró pé de serra, e fez o povo dançar coladinho e se divertir a noite toda. No terceiro dia de festa no Pelô (12), a principal atração musical foi Geraldo Azevedo que contribuiu em muito para atrair o público do dia. O quarto dia de festa (13) foi marcado pelas bandas Cavalo Doido e Cangaia de Jegue.
A partir do dia 19, a cidade de Salvador já estava totalmente no clima do feriadão de São João e isso contribuiu para que o público aparecesse em massa para a festa junina do Pelô. Nesse dia as atrações agradaram muito o público, e com isso a retomada do são João no pelô foi muito bem comentada. De início apresentou-se a banda Ceguera de Nó, logo após, Gilberto Gil (a atração principal da noite) se apresentou contagiando e alegrando o público com suas músicas.
A cantora Daniela Mercury foi a grande atração do sábado (20), com o show que agitou as mais de 20 mil pessoas que lotaram o terreiro de Jesus. “Eu fico muito feliz em participar do São João, já que fico tanto tempo ausente com outros compromissos profissionais, então, quando posso, adoro curtir e cantar nessa festa linda, com a qual me identifico tanto”, afirmou Daniela. Em outro canto do Pelô, na Praça Quincas Berro D’água, o grupo de samba de roda BarLavento cantou músicas em homenagem ao São João, com letras que incorporam o cotidiano dos moradores do Recôncavo Baiano.

A noite de festa do dia 21 foi iniciada pela banda Quininho de Valente, logo após teve a banda sertaneja Flor de Canela que proporcionou uma mistura de ritmos. A banda que fechou a noite foi Sarapatel com Pimenta.

O dia 22 foi marcado como uma noite de grandes atrações. O palco principal no Terreiro de Jesus teve inicio às 20hs com a banda Cacau com Leite, mais tarde o grande cantor Dominguinhos alegrou e contagiou a noite dos baianos e turistas que estavam presentes na festa. Na madrugada foi á vez de Gereba contagiar o povo com sua música. Nos palcos alternativos do Pelô pode-se ver a apresentação de quadrilhas, a exemplo da quadrilha da cidade de Cachoeira, entre outros tipos de ritmos e atrações que agradaram e divertiram o público.
No dia 23, na véspera do feriado, a programação do palco do Terreiro de Jesus contou com apresentações de Val Macambira e a banda Falamansa, que fez o público dançar muito forró sem perder o entusiasmo a noite toda. A última atração a subir no palco principal foi o Bando Virado no Mói de Coentro. A estimativa da Polícia Militar é que 70 mil pessoas participaram dos diversos eventos realizados na noite desta terça-feira (23). Aqueles que não quiseram ficar no palco principal puderam curtir a noite nos palcos alternativos: na Praça Tereza Batista, com diversos ritmos; na Praça Pedro Arcanjo e na Praça Quincas Berro D’Água, onde forrozeiros de cultura nordestina fazem shows; no Cruzeiro de São Francisco, onde acontece o Festival de Quadrilhas. Já no Largo do Pelourinho e nas Ruas do Pelô, bandas de fanfarra fizeram a alegria das pessoas que gostam do embalo das marchinhas de antigamente. Durante a nona noite de forró no Pelourinho, baianos e turistas lotaram as ruas do Centro Histórico para curtir a programação do São João da Bahia.
Na quarta-feira (24), dia de São João, o público curtiu a noite ao som do cantor Daniel, principal atração da noite. Também se apresentaram no palco principal o forrozeiro Zelito Miranda e o cantor Raimundo Sodré.
Na sexta-feira (26), a Banda Imortal iniciou com muita alegria mais uma noite de comemoração no Pelô, logo após o Trio Nordestino continuou o embalo do São João, na madrugada o Forrozão esquentou o público e fechou a festa no Terreiro de Jesus. O público presente curtiu a noite toda no décimo primeiro dia de São João no Pelô.
No penúltimo dia de festa (sábado 27), Carlos Pitta fez sua apresentação no terreiro de Jesus. No meio da noite a hora mais esperada da noite, Alceu Valença fez uma belíssima apresentação que levou o público a dançar e se alegrar sem se cansar. Na madrugada do sábado para o domingo Renato Fechine se apresentou fechando mais uma noite de festa no Pelô.
No domingo (28) a programação termina com os shows de Kiko Salli, às 20hs, Miguelão do Forró, 22h30 e Filomena Bagaceira à 1h.




LENISE LUZ FARIAS

Nenhum comentário: